O módulo de Perigos e Riscos é destinado àqueles que querem tirar e/ou manter a certificação de ISO 45001 (substituta da ISO 18001 desde 2018), que são requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO (Segurança e Saúde Ocupacionais).
O módulo controla as ações necessárias para a manutenção da certificação e gera um documento final em PDF, versionado e auditável, disponível de maneira simples à todos os usuários do sistema.
A distinção de “risco” e “perigo” relaciona-se a causas e efeitos. Os perigos são a origem dos riscos. Ou seja, perigos são situações com potencial de causar danos à integridade física do trabalhador, às instalações e equipamentos da empresa ou ainda ao ambiente de trabalho. O risco, por outro lado, é a consequência ofertada pelo perigo. Na ISO 45001, propõe-se que o levantamento seja feito de acordo com as atividades existentes no empreendimento. Assim, dividem-se as ações da empresa em Atividades rotineiras e Atividades não rotineiras e se facilita o processo de análise. Com a compartimentação das ações de sua empresa, a identificação dos perigos e avaliação do grau de risco por eles oferecido ganha eficiência.
Já leu sobre os módulos e quer ver funcionando? Clique aqui e agende uma apresentação com nosso Time de Engenharia SSMAQ. A reunião dura em torno de 1 hora e é conduzida sempre por profissionais com experiência nas áreas de SSMAQ, ou seja, tem perfil técnico e direto ao ponto.
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.