Imagine que sua empresa é uma equipe de montanhistas e a meta é atingir o topo de uma montanha desafiadora com segurança e eficiência. Cada integrante desempenha um papel essencial no sucesso dessa missão, e o Módulo de Comportamento Seguro é o sistema que guia e coordena todos durante a escalada.
“Esse módulo me remete aos tempos em que a gestão de comportamento seguro era realizada de forma manual. Um processo que exige preparação, verificação e, mais do que isso, o acompanhamento contínuo e qualitativo de seus resultados.”
Edmar Rezende, CEO do SICLOPE
Cadastro de observadores e coaches – Preparação para a Jornada
Antes de começar a subida, a equipe se reúne para identificar os guias e observadores. Eles são como os montanhistas experientes que vão observar o terreno, identificar riscos e ajudar os outros membros da equipe durante a escalada.
Essa preparação inclui:
Durante a subida, os observadores documentam tudo que percebem no trajeto:
É como um guia de montanha anotando cada detalhe para garantir que a equipe saiba exatamente como continuar a jornada em segurança.
O coach é como o líder da equipe que para no meio do caminho para analisar as condições e decidir o próximo passo. Ele avalia:
Se algum obstáculo for crítico e não puder ser resolvido no momento, ele cria uma estratégia para superá-lo mais tarde.
A cada trecho concluído, informações são compartilhadas em tempo real com toda a equipe e com quem está no suporte base:
Essa comunicação é essencial para que a equipe tome decisões rápidas e assertivas.
“No programa, há indicadores essenciais como o Índice de Comportamento Seguro, o Índice da Qualidade da Ferramenta, o Potencial de Gravidade e a análise das barreiras eficazes e ineficazes. Esse é um processo 100% preventivo, voltado para o entendimento do contexto comportamental e a identificação de riscos potenciais.”
Edmar Rezende, CEO do SICLOPE
Enquanto a equipe avança, a base da montanha monitora o progresso por meio de relatórios e dashboards. É como ter um time de suporte acompanhando cada passo da jornada, garantindo que todos estejam seguros e que as estratégias estejam funcionando.
“Agora, imagine realizar tudo isso em grandes volumes, precisando monitorar, dar feedbacks e garantir o tratamento das barreiras ineficazes — sem contar com um sistema integrado que organize todas essas informações e permita uma visão corporativa.
É exatamente aqui que o módulo do SICLOPE faz toda a diferença! Ele proporciona uma gestão inteligente, com cálculos em tempo real, cruzando as informações necessárias e conectando diretamente ao módulo de Planos e Ações. Com isso, o que é feito nas unidades não apenas gera resultados locais, mas oferece uma leitura e tendências comportamentais abrangentes, promovendo uma visão integrada e corporativa de toda a organização.”
Edmar Rezende, CEO do SICLOPE
Graças ao módulo de Comportamento Seguro do SICLOPE, sua equipe de montanhistas chega ao topo, superando desafios, evitando acidentes e aprendendo continuamente durante o caminho. A montanha (ou meta) foi conquistada com organização, observação e análise cuidadosa.
Essa analogia ilustra como o módulo funciona como um sistema de apoio para ajudar sua “equipe de escaladores” (empresa) a atingir suas metas com segurança, eficiência e aprendizado contínuo.
Quer entender na prática como tudo isso funciona? Clique aqui e saiba mais sobre as características do módulo de Abordagem Comportamental.
Quer conhecer o SICLOPE ou sugerir um conteúdo interessante para as áreas de QSMA,
entre em contato conosco pelas nossas redes sociais.
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.