O sucesso na carreira é o sonho de todo colaborador, gestor, empresário ou microempreendedor. Para atingir o objetivo, é preciso que se planeje os passos e se tenha disciplina para segui-los. Sem um Plano de Ação desenvolvido com etapas, o processo é um tanto quanto mais complexo nas esferas pessoal ou empresarial e perder o rumo acaba sendo inevitável.
Um Plano de Ação é um projeto que conta com todas as informações necessárias a respeito do objetivo desejado: atividades a serem cumpridas para concretizá-lo, recursos físicos, financeiros e humanos exigidos. Com esse método, decisões são arbitradas antes mesmo de serem colocadas em prática, levando eficiência ao processo e permitindo que se preveja erros de execução ou gestão. Todo plano deve conter cronograma, metas, ações necessárias para atingir os objetivos e possibilidade de se rastrear o processo em tempo real e simultaneamente por várias áreas da empresa, preferencialmente a partir de um Sistema de Gestão Integrada.
Para um bom Plano de Ação, é fundamental que haja uma “pré-produção” massiva. A coleta e análise de dados é imprescindível para o sucesso do processo. Como já explicamos aqui no blog, há diversas técnicas que auxiliam na coleta de dados sobre o ambiente da sua empresa. É possível identificar problemas a partir de 5 perguntas simples como o “por quê?”, elaborar estratégias de prevenção a partir de uma Pirâmide de Desvios, identificar aspectos e impactos ambientas de seu negócio a partir de um SGA, mapear perigos e riscos para ir além dos certificados ISO ou estabelecer protocolos de segurança a partir de indicativos.
Tendo em mãos essas informações, o Plano de Ação deve passar por um processo de validação que responda a estas perguntas: O que se busca com o plano? O que se deve fazer para chegar ao objetivo? Qual o cronograma deve ser seguido? Quais são os objetivos de cada uma das ações? Quanto investimento será necessário? Quais funcionários serão responsáveis pelos processos? Quais são os riscos envolvidos?
Com os indicativos reunidos, agora é hora de elaborar, executar e monitorar o Plano a partir destes passos:
A ferramenta 5W2H é muito utilizada para se facilitar a elaboração de Planos de Ação. Com o método, é possível mapear as atividades do início ao fim: do planejamento à concretização do objetivo. Em sete passos, é possível estruturar um bom Plano:
O passo a passo gera um Plano adequado à realidade do seu negócio. Mas é possível que você desenvolva seu próprio método para identificar pontos vulneráveis ou que possam ser mais bem explorados para que a empresa cresça em competividade, eficiência e faturamento.
Elaborar um Plano de Ação exige conhecimento amplo sobre as diversas áreas de um negócio e é fundamental compreender os processos já em andamento em uma empresa antes de tentar alterá-los. Conte com o suporte da ERPLAN para mais essa empreitada! Com tecnologia, integração e assessoria especializada, auxiliaremos a concretizar seus objetivos!
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.