[:pb]Está prevista para o próximo mês de outubro a publicação da versão final da ISO 45001. Com a participação de 70 países, o comitê ISO/PC 283 – “Saúde Ocupacional e Gestão de Sistemas de Segurança” contou com o secretariado do British Standards Institution (BSI) para elaborar a nova norma ao longo deste ano e acabar com a confusão e fragmentação quanto às práticas de SSO.
Alinhada às novas versões da ISO 90001 (Gestão de Qualidade) e ISO 14001 (Gestão Ambiental), a ISO 45001 tem como objetivo geral unificar as normas de SSO nacionais em uma única norma geral. Mas o que de fato muda para a sua empresa e como funciona a transição da antiga OHSAS 18001 para a ISO 45001?
A partir da publicação oficial da versão final da ISO 45001, o certificado anterior continua valendo por até três anos. Neste período, cabe às empresas compreenderem as novas normas, adequarem as condições de trabalho às novas exigências e implementarem processos de gestão que as atendam. São elas:
A partir dessas alterações, será possível que sua empresa conheça efetivamente os riscos e oportunidades relacionados à gestão do desempenho de saúde e segurança. Como por exemplo, a locação de lideranças para implementação de processos que garantam gestão efetiva dos problemas.
Outra possibilidade com a ISO 45001 é a compreensão prévia do contexto em que se insere a empresa. Tanto nos aspectos de gestão interna, quanto nas possibilidades que cercam o espaço físico da comunidade onde está a empresa.
Entretanto, a migração de um certificado para o outro demanda tempo, conhecimento especializado e consultoria. Se você ainda não conhece a ERPLAN, esse é o momento ideal. Conte com nossos profissionais para auxiliá-los no desafio de fazer da sua empresa um lugar melhor e mais seguro para se trabalhar. Entre em contato e peça uma apresentação.[:]
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
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