Conversamos com o Mestre Álvaro Domingues, que nos conta o desenvolvimento da sua carreira.
Álvaro Domingues é Especialista em ESG (Ambiental, Social e Governança), Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrados (SGI) e formado em Engenharia de Segurança do Trabalho, pós-graduado em Engenharia de Qualidade e mestre em Engenharia Ambiental, com mais de 15 anos de experiência sólida e abrangente na área.
Na trajetória profissional de um especialista em saúde, segurança e meio ambiente há uma curva em Y que se desdobra em duas vertentes:
No âmbito da gestão, observamos uma progressão hierárquica que vai desde técnicos e supervisores até diretores e CEO especializados em SSMA. Por outro lado, na esfera técnica, a carreira inclui posições como técnico, analista, engenheiro, consultor e gerente técnico, focando mais em processos do que em gestão de pessoas.
Além das oportunidades no setor privado, há também opções no setor público, como se tornar um auditor fiscal do trabalho, que é considerado o auge da profissão em termos técnicos, oferecendo estabilidade e realização profissional. Essa posição pode ser vista como o ponto mais alto da carreira para muitos profissionais de SSMA, especialmente aqueles que almejam uma contribuição significativa para a segurança e saúde no ambiente de trabalho.
“Quanto à minha própria trajetória, alcançar uma posição de destaque no campo da SSMA é uma aspiração realista e desafiadora. Embora possa não ser necessariamente a posição máxima, o papel de um líder influente e capacitado em SSMA, seja como diretor de segurança, gerente técnico ou até mesmo auditor fiscal do trabalho, certamente é um marco significativo e gratificante em minha jornada profissional.”
Álvaro conta que sua trajetória acadêmica é marcada por um compromisso contínuo com o aprimoramento técnico e o desenvolvimento pessoal e você pode ler a história pessoal dele neste outro artigo. Ele iniciou com dois diplomas técnicos em Segurança do Trabalho, seguidos por graduações em Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho. Buscou aperfeiçoamento com uma pós-graduação em Engenharia de Qualidade e um mestrado em Engenharia Ambiental. Além disso, obteve certificações específicas, como Auditor Líder em Sistema de Gestão Integrado e Black Belt em Lean e Six Sigma.
Essa jornada acadêmica não se limitou apenas ao conhecimento técnico, mas também abrangeu cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e criatividade.
“Reconheço que os títulos de escolaridade podem abrir portas e fornecer uma base sólida para atuação profissional, mas acredito firmemente que o verdadeiro diferencial está na aplicação prática desse conhecimento e nas habilidades comportamentais.”
Ele completa que para se destacar e progredir na carreira, é essencial combinar competências técnicas com qualidades como resiliência, perseverança, criatividade e capacidade de adaptação a cenários desafiadores. A capacidade de lidar eficazmente com crises, conflitos e problemas do dia a dia é o que sustenta o crescimento profissional a longo prazo, além do cultivo de relacionamentos interpessoais sólidos e networking eficaz. Em suma, enquanto a formação acadêmica pode ser um ponto de partida, é o conjunto de habilidades comportamentais e a maneira como aplicamos o conhecimento que molda verdadeiramente a trajetória profissional e projeção de carreira.
“Seu diploma te coloca de frente para a porta, mas é a sua atitude e softskills que fazem você virar a maçaneta.”
Álvaro Domingues tem uma história de sucesso muito expressiva e nos compartilha conosco as habilidades que ele considera serem essenciais para o sucesso na carreira de SSMA. Ele diz que uma sólida base técnica é crucial. Isso inclui uma formação técnica básica, seja como engenheiro ou técnico de segurança, proporcionando o conhecimento necessário para lidar com os desafios do ambiente de trabalho com eficácia.
No entanto, para alcançar o topo da carreira em SSMA, é essencial ir além do conhecimento técnico e desenvolver habilidades estratégicas e comportamentais. A capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz, tanto em português quanto em outras línguas, especialmente o inglês, tornou-se praticamente obrigatória para alcançar posições de liderança em empresas multinacionais.
“Habilidades como persuasão, negociação e apresentação são fundamentais para vender ideias e influenciar decisões em reuniões corporativas. Um profundo entendimento dos aspectos do negócio e da estratégia empresarial, juntamente com conhecimentos em Lean Six Sigma, sistemas de gestão ISO, indicadores como OKR e gestão de projetos e pessoas, são essenciais para se destacar como um verdadeiro parceiro de negócios.”
Ele complementa dizendo que as softskills (habilidades pessoais e interpessoais que envolvem comunicação, empatia, trabalho em equipe e resolução de problemas) desempenham um papel crucial na maneira como os profissionais interagem com suas equipes, clientes e outros stakeholders, e elege algumas:
Ele ressalta algumas habilidades muito direcionadas para auditores, encontradas na ISO 19011:2018, no item 7.2.2:
Convém que os auditores possuam os atributos necessários para possibilitá-los a agir de acordo com os princípios de auditoria, como descrito na Seção 4. Convém que aos auditores demonstrem comportamento profissional durante o desempenho das atividades de auditoria. Comportamento profissional desejado inclui ser:
“O profissional de segurança que só sabe de segurança, nem seguro está.”
O desenvolvimento e aprimoramento das softskills são essenciais para alcançar o sucesso e avançar na carreira em SSMA, complementando as habilidades técnicas e contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho seguro, saudável e sustentável.
Além de desenvolver diversas habilidades, Domingues explica sobre a necessidade de manter-se atualizado. Ele recorre a uma variedade de fontes confiáveis e abrangentes, como seu extenso network, desenvolvido ao longo de mais de 15 anos de experiência profissional, o LinkedIn como uma plataforma para conectar-se com diretores, gerentes, auditores fiscais e outras figuras influentes, tanto no setor público quanto privado, buscando insights valiosos e compartilhando conhecimentos com referências e influenciadores digitais renomados, além de buscar informações em fontes internacionais, proporcionando uma visão global das tendências e melhores práticas em saúde, segurança e meio ambiente.
“Participo ativamente de grupos temáticos de atualização e normas, contribuindo para discussões e consultas públicas que moldam o cenário regulatório. Isso inclui grupos especializados em normas regulamentadoras e acadêmicas, nos quais posso compartilhar conhecimentos e obter insights valiosos de profissionais atuantes na área.”
Para requisitos legais, ele diz que além de visitar o site da ENIT regularmente, utiliza softwares especializados que o mantem atualizado sobre as últimas legislações a nível nacional, estadual e regional, garantindo conformidade e conhecimento das mais recentes regulamentações em SSMA. Ele explica que, em média, uma empresa de médio porte, grau de risco 3, com até 500 funcionários, tem por volta 2500 itens legais a serem atendidos no cômputo de SSMA a nível federal e estadual.
Os influenciadores digitais também trazem uma riqueza de informações e atualizações. Ele cita alguns nomes, como o influenciador na área da saúde, Dr. Rafael Calixto, com insights valiosos sobre bem-estar físico e mental, promovendo hábitos saudáveis e estratégias de autocuidado e NR7 PCMSO. No âmbito ambiental, ele traz as influenciadoras Waleska Del Pietro e Patrícia Bittencourt, com inspirações de ações sustentáveis e conscientes, cidades inteligentes, ESG, destacando a importância da responsabilidade corporativa na preservação do meio ambiente.
Em segurança, ele pontua que são diversos influenciadores liderando discussões sobre práticas preventivas, normas regulatórias e inovações tecnológicas que fortalecem a proteção dos trabalhadores. Veja a seguir alguns nomes:
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
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