O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma prática adotada em ambientes de trabalho, especialmente em setores como construção civil, indústrias, logística e outros que envolvem riscos operacionais. O objetivo é promover a conscientização dos trabalhadores sobre segurança, saúde e boas práticas no ambiente laboral.
Quando pensamos em um DDS, muitas vezes imaginamos uma conversa centrada em tópicos previsíveis e já explorados repetidamente. Entretanto, um DDS eficaz deve inspirar, engajar e provocar reflexões não convencionais, utilizando temas que tragam novas perspectivas sobre segurança no ambiente de trabalho.
Características do DDS
Periodicidade:
Apesar do nome “diário”, o DDS pode ser adaptado para ser realizado semanalmente ou conforme a necessidade.
Formato:
Informal e interativo, envolvendo todos os colaboradores. Geralmente, um supervisor ou líder conduz a conversa.
Objetivo principal:
Reduzir riscos de acidentes e incidentes no trabalho, reforçando a cultura de segurança.
Aqui, em vez de tratar apenas das regras e do cumprimento de normas, podemos explorar como nossa mente influencia nosso comportamento em situações de risco. Podemos investigar as razões psicológicas por trás de ações inseguras e discutir maneiras de redirecionar essas atitudes através de treinamentos e práticas conscientes de segurança. Este tema é uma porta aberta para autoconhecimento e autocuidado.
Alguns ganhos colocando esse tema em discussão:
Embora separadas por um abismo conceitual a princípio, a segurança e a sustentabilidade compartilham um objetivo comum: proteger o futuro. Podemos explorar como práticas seguras também podem ser sustentáveis e como atitudes ecológicas podem, de maneira surpreendente, influenciar a segurança no meio ambiente de trabalho. Até mesmo pequenos gestos ecologicamente corretos podem impactar a qualidade e segurança da nossa rotina.
Explorar essa temática é essencial em um mundo que avança tecnologicamente a passos largos. Drones para monitoramento de áreas de difícil acesso, realidade virtual como ferramenta de treinamento e aplicações de inteligência artificial na análise de dados de segurança são apenas algumas das inovações que estão transformando o cenário da segurança. A questão é: estamos preparados para essas evoluções e como podemos integrá-las de forma segura em nossa realidade operacional?
Já esse tema propõe uma visão macro das práticas de segurança, abordando como diferentes países e culturas lidam com a segurança no trabalho. Esta discussão amplia horizontes, trazendo insights sobre como práticas globais podem ser adaptadas ou inspirar melhorias significativas em nosso modo local de gerir a segurança, criando um espaço fértil para a troca de experiências e aprendizados.
Por fim, “Empatia e Segurança” nos convida a refletir sobre a importância das relações humanas no cumprimento de práticas seguras. Quando entendemos e valorizamos quem está ao nosso lado, estamos mais aptos a cuidar uns dos outros e colaborar para um ambiente mais seguro. Cultivar a empatia pode transformar regras em práticas solidárias e mais efetivas, onde a segurança passa de um dever para um cuidado mútuo e essencial.
E ai, o que achou das nossas sugestões? Siga nossas redes sociais abaixo e fique ligado nos nossos conteúdos sobre SSMA!
Quer conhecer o SICLOPE ou sugerir um conteúdo interessante para as áreas de QSMA,
entre em contato conosco pelas nossas redes sociais.
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.