Por que ser uma empresa sustentável?
Ser uma empresa sustentável significa operar de forma a equilibrar as considerações econômicas, sociais e ambientais, visando a longevidade do negócio e o bem-estar das gerações presentes e futuras. Uma empresa sustentável geralmente adota práticas e políticas que buscam minimizar seu impacto negativo no meio ambiente, promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades em que opera e garantir a viabilidade econômica a longo prazo.
Em um período de guerras elevando os preços da energia para níveis recorde e o mundo vivendo catástrofes climáticas sem precedentes, nunca foi tão importante para as empresas reduzirem as suas emissões e duplicarem a aposta na sustentabilidade.
“As 100 empresas globais mais sustentáveis fornecem os produtos e serviços necessários para a transição para a sustentabilidade, que formarão a base da economia emergente do século XXI. Elas superaram o mercado nestes últimos anos tumultuados.”
Ralph Torrie, diretor de pesquisa da Corporate Knights
Ser uma empresa sustentável oferece vantagens, tanto em termos de impacto social e ambiental quanto em termos de benefícios financeiros e competitivos, como:
A adoção de práticas sustentáveis, como a eficiência energética, a redução do desperdício e o uso responsável de recursos naturais, pode levar a uma redução significativa nos custos operacionais a longo prazo.
Práticas sustentáveis muitas vezes incentivam a inovação e a melhoria de processos, o que pode resultar em maior eficiência e produtividade. Isso pode incluir a automação de tarefas, a otimização de cadeias de suprimentos e a implementação de tecnologias mais eficientes.
Ser uma empresa sustentável pode ajudar a construir uma reputação positiva perante os clientes, investidores e comunidades locais. Isso pode aumentar a fidelidade do cliente, atrair investimentos e fortalecer o relacionamento com stakeholders.
Muitos consumidores estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e sociais e preferem apoiar empresas que adotam práticas sustentáveis. Ser uma empresa sustentável pode, portanto, abrir portas para novos mercados e clientes que reconhecem esses valores.
As regulamentações ambientais estão se tornando mais rigorosas em muitas partes do mundo. Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas podem garantir sua conformidade com as leis e regulamentos ambientais, evitando multas e penalidades.
As empresas que são sustentáveis estão mais bem preparadas para enfrentar desafios futuros, como escassez de recursos naturais, mudanças climáticas e volatilidade dos preços de energia. Isso pode aumentar a resiliência e a estabilidade financeira da empresa a longo prazo.
Muitos profissionais valorizam trabalhar para empresas que compartilham seus valores pessoais, incluindo a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Ser uma empresa sustentável pode ajudar a atrair e reter talentos qualificados, melhorando a moral e o engajamento dos funcionários.
As empresas mais sustentáveis de 2023
Há dois anos atrás, nós publicamos a lista das empresas mais sustentáveis do mundo em 2021. As organizações evoluem, assim como os critérios de avaliação se atualizam, alinhados com as mudanças globais, e nos perguntamos como andam as empresas ao longo do tempo. Vimos que algumas subiram, outras caíram e algumas desapareceram. Aquelas que levaram a sustentabilidade a sério, prosperaram financeiramente.
Esse ano, traremos dois rankings diferentes: a Avaliação Anual de Sustentabilidade Corporativa de 2023, feita pela S&P Global, a mesma que divulgamos em 2022 e as 100 Empresas Mais Sustentáveis de 2023, da Corporate Knights. E qual a diferença entre essas duas listas?
A Avaliação Anual de Sustentabilidade Corporativa da S&P Global é realizada pela S&P Global, uma renomada empresa de análise financeira e de mercado. A metodologia utilizada geralmente se concentra em critérios financeiros e de governança, além de considerar aspectos ambientais e sociais. Ela pode se basear em métricas financeiras específicas, como retorno sobre investimento, lucratividade e eficiência operacional, além de considerar indicadores de sustentabilidade ESG. Seu público-alvo é frequentemente de investidores e analistas financeiros interessados em avaliar o desempenho sustentável das empresas como parte de sua análise de investimento.
As 100 Empresas Mais Sustentáveis da Corporate Knights são selecionadas pela Corporate Knights, uma empresa de mídia e pesquisa especializada em sustentabilidade corporativa. A metodologia geralmente enfatiza critérios ambientais, sociais e de governança (ESG), com uma abordagem mais ampla e holística da sustentabilidade. Geralmente consideram uma variedade de indicadores ESG, como emissões de carbono, diversidade de gênero na liderança, transparência nas práticas de negócios, entre outros. Esta lista é mais direcionada ao público em geral e pode ser usada por consumidores conscientes e outras partes interessadas para identificar empresas líderes em sustentabilidade.
Então vamos às listas!
1 – Anuário de Sustentabilidade 2024
Considerou mais de 9,4 mil empresas e selecionou 759 empresas, com base nas pontuações S&P Global CSA. Saiba mais sobre a metodologia deste anuário clicando aqui. As melhores empresas são divididas em Top 1%, com uma pontuação CSA mínima de 60, dentro de 1% das empresas com melhor desempenho dentro de cada setor; Top 5%, dentro de cada setor, empresas com uma pontuação CSA de pelo menos 57, cuja pontuação está dentro de uma faixa de 1% a 5% das empresas com melhor desempenho e o Top 10%, de empresas com uma pontuação CSA de pelo menos 54, cuja pontuação está dentro de uma faixa de 5% a 10% das empresas com melhor desempenho do setor.
Dos 30 melhores, apenas 13 países aparecem. A Tailândia aparece 8 vezes, a Itália 5, Taiwan 4 vezes, Japão 3 e França 2 vezes. Confira as 30 empresas globais mais sustentáveis em 2023, segundo a S&P Global:
Das empresas brasileiras, apenas o Banco do Brasil está no Top 5% e a Telefônica no Top 10%. A Engie Brasil Energia, Eletrobrás e Petrobras aparecem como membros do anuário, que são aquelas que estão entre as 15% melhores de seu setor em número.
2 – 100 Empresas Mais Sustentáveis em 2023
Esta classificação baseia-se numa avaliação rigorosa de mais de 6 mil empresas públicas com receitas superiores a um milhão de dólares. Todas são pontuadas, com 50% do peso atribuído à receita sustentável e ao investimento sustentável. Nove dos indicadores têm pesos fixos; aos restantes são atribuídos pesos de acordo com o impacto relativo de cada indústria. Depois de analisar quantitativamente os dados de 25 indicadores-chave de desempenho, as pontuações gerais deste ano foram convertidas em notas. Para ver a metodologia completa, clique aqui.
Nesta lista, 20 empresas são dos Estados Unidos, 11 do Canadá e 7 da França. Dinamarca, Reino Unido, Alemanha, Japão e Holanda também são países com mais presença. Confira as 100 empresas globais mais sustentáveis em 2023, pela Corporate Knights:
A empresa francesa Schneider, a coreana KB Grupo Financeiro e a japonesa Ricoh são as únicas que aparecem nas duas listas.
A única empresa brasileira que aparece nesta segunda lista é o Banco do Brasil, que em 2002 estava na 21ª posição, subindo 6 posições na última classificação. Sua USD Purchasing Power Parity Revenue é de $52.591.137.549,40, sua produtividade energética de $28.257 (23,6%) e sua produtividade de carbono de $623.504 (57,5%). E o que significam essas métricas?
Essa métrica é importante porque reflete o quanto uma economia ou uma organização está maximizando o uso de energia para alcançar seus objetivos. Quanto maior a produtividade energética, mais valor econômico ou serviços estão sendo produzidos por unidade de energia consumida, o que geralmente é considerado positivo tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Em um banco, por exemplo, é possível melhorar sua produtividade energética investindo em tecnologias e práticas de eficiência energética em suas instalações físicas, investindo em equipamentos energeticamente eficientes e otimizando o uso de energia desses sistemas por meio de práticas como virtualização de servidores, uso de computação em nuvem e desligamento automático de dispositivos em horários ociosos pode aumentar a produtividade energética. É possível financiar projetos de energia renovável, como parques eólicos, usinas solares ou programas de eficiência energética em comunidades locais, implementar sistemas de monitoramento e relatórios de consumo de energia em todas as operações do banco, entre outras medidas.
Essa métrica é importante porque permite avaliar como eficientemente uma empresa, indústria ou economia está utilizando recursos em termos de emissões de carbono. Uma alta produtividade de carbono indica que uma entidade econômica está gerando mais valor econômico com menos emissões de carbono, o que é desejável tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Por exemplo, uma empresa que consegue aumentar sua produtividade de carbono está produzindo mais bens ou serviços utilizando menos emissões de carbono. Isso pode ser alcançado por meio da implementação de tecnologias mais limpas e eficientes, processos de produção otimizados, redução do desperdício de energia e materiais, entre outras medidas.
Como se tornar uma empresa sustentável?
Vimos que ser uma empresa sustentável traz muitas vantagens para o negócio, mas quais são os aspectos-chave que definem uma empresa como sendo sustentável?
Responsabilidade Ambiental
Uma empresa sustentável busca minimizar seu impacto ambiental, adotando práticas de produção e operações que reduzam o consumo de recursos naturais, a emissão de poluentes e a geração de resíduos. Isso pode incluir investimentos em eficiência energética, uso de energias renováveis, gestão responsável de resíduos e conservação da biodiversidade.
Responsabilidade Social
Além de cuidar do meio ambiente, uma empresa sustentável também se preocupa com o bem-estar das pessoas, tanto dentro como fora da organização. Isso pode envolver a promoção de condições de trabalho justas e seguras para os funcionários, o respeito aos direitos humanos ao longo de toda a cadeia de suprimentos, o engajamento comunitário e investimentos em programas sociais que beneficiem as comunidades locais.
Gestão Transparente e Ética
Uma empresa sustentável opera de maneira transparente e ética, comunicando abertamente suas práticas e desempenho em questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Isso inclui a divulgação de informações financeiras e não financeiras relevantes, bem como o cumprimento de leis, regulamentos e padrões éticos reconhecidos internacionalmente.
Inovação e Eficiência
Empresas sustentáveis frequentemente buscam a inovação e a eficiência em seus processos e produtos, procurando maneiras de reduzir custos, melhorar a qualidade e criar valor de forma sustentável. Isso pode incluir o desenvolvimento de produtos e serviços ambientalmente amigáveis, a otimização de cadeias de suprimentos e a adoção de tecnologias limpas e renováveis.
Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável a Longo Prazo
Uma empresa sustentável reconhece que o desenvolvimento econômico deve ser equilibrado com preocupações ambientais e sociais, visando a criação de valor não apenas para os acionistas, mas também para todas as partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, comunidades e o meio ambiente.
Mas como gerir uma variedade de métricas, uma infinidade de dados, regulamentações e certificados e tantas outras informações que são pertinentes para empresas sustentáveis?
Uma das ferramentas mais poderosas para isso é um Sistema de Gestão Integrada, pois permite uma abordagem abrangente, eficiente e eficaz para a gestão dos impactos ambientais, sociais, econômicos e de saúde e segurança ocupacional associados às operações da empresa.
Uma plataforma digital como o SICLOPE – Sistema Integrado de Controle de Operações, desenvolvida dentro do modelo de SGI para gerir especificamente processos das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade, possui módulos para a coleta, análise e controle de dados, sempre atualizados e acessíveis, customizáveis para a realidade de cada empresa, gerando dezenas de relatórios precisos e possibilitando identificar onde estão as oportunidades de melhoria.
Para entender como o SICLOPE pode apoiar empresas na construção de uma identidade sustentável, agende uma conversa clicando aqui.
Investir em sustentabilidade em 2024 é essencial para garantir o sucesso a longo prazo das organizações, atendendo às expectativas dos consumidores, mitigando riscos, melhorando a eficiência operacional, atraindo talentos, promovendo a inovação e garantindo a resiliência a longo prazo. Ser uma empresa sustentável não só traz benefícios para o meio ambiente e a sociedade, mas também pode impulsionar o sucesso financeiro e competitivo a longo prazo.
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.