Uma avaliação anual de sustentabilidade corporativa analisou empresas que se destacaram em 2021. Feita pela Global Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P, desde 1999, a pesquisa abrange mais de 10.000 empresas de todo o mundo e se concentra em critérios de sustentabilidade que são específicos do setor e financeiramente relevantes.
O Anuário de Sustentabilidade 2022, considerado a publicação mais abrangente do mundo sobre sustentabilidade corporativa, destaca as 15% melhores empresas de cada setor e as classifica em três categorias: Classe Ouro, Classe Prata e Classe Bronze.
O CEO da S&P Global, Douglas L. Peterson, diz que “o anuário fez um exame minucioso de algumas das principais tendências de negócios e finanças do ano passado, tópicos que continuarão a ser o centro das atenções no futuro, com temas que devem ser de grande interesse não apenas para os profissionais de ESG, mas também para os líderes empresariais de todo mundo”.
Das empresas avaliadas, apenas as 716 com melhores pontuações entraram no anuário. Aquelas com uma pontuação total mínima de 60 pontos, e dentro de 1% das empresas com melhor desempenho em seu setor, foram classificadas como ouro. Com pelo menos 57 pontos e entre 1% e 5% das melhores pontuações são as da classe prata. Empresas cuja pontuação é de pelo menos 54 e entre 5% e 10% dos melhores desempenhos do setor foram classificadas como bronze.
Há ainda as corporações que estão entre as 15% melhores do setor e que obtiveram melhoria na pontuação da S&P Global ESG de pelo menos 5% em relação ao ano anterior, premiadas com um Industry Mover Sustainability Prêmio.
Aquelas que não receberam uma distinção são listadas como Associadas do Anuário de Sustentabilidade. Para serem listadas elas devem estar entre as 15% melhores e devem atingir uma pontuação de 30% da empresa com melhor desempenho de seu setor.
A metodologia de avaliação consiste em reunir lotes de empresas, que incluem as já avaliadas anteriormente e outras selecionadas nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones. A partir disso as empresas recebem pontuações ESG, baseadas na avaliação do desempenho de sustentabilidade corporativa, que vai de 0 a 100. A CSA aplica 61 questionários específicos do setor, com notas que refletem, inclusive, os resultados da Análise de Mídia e Partes Interessadas.
Além disso, a S&P monitora as ações corporativas ao longo do ano, com revisão periódica até o momento da publicação do anuário.
Já falamos anteriormente sobre ESG (environmental, social and governance), sigla usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Cada uma dessas esferas se refere às práticas de uma empresa em relação a conservação do meio ambiente, aos indivíduos e organizações que estão ativamente interessados pela empresa, ou são afetados por ela e a sua administração. Os critérios ESG podem incluir:
Em processos de análise para identificar riscos materiais e oportunidades de crescimento, os investidores estão aplicando métricas ESG, o que está se tornando um diferencial competitivo para as empresas.
No final foram 61 indústrias e 7,5 mil empresas avaliadas, 140 mil documentos carregados e 13,4 milhões de pontos de dados coletados. As 30 empresas com melhor avaliação são:
Enquanto os Estados Unidos colocam mais de 100 empresas entre as mais sustentáveis do mundo e o Japão mais de 80, a Índia possui 21, a Colômbia 16, a China 5, a Argentina 1 e o Brasil possui 22 empresas listadas no anuário:
Relatar, gerenciar e melhorar dados ESG permite que partes interessadas e investidores obtenham informações sobre o negócio. Um sistema projetado para atuar nesse controle tem feito a diferença em centenas de empresas bem avaliadas.
Uma plataforma digital como o SICLOPE – Sistema Integrado de Controle de Operações, desenvolvida dentro do modelo de SGI (Sistema de Gestão Integrada) para gerir especificamente processos das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade, possui módulos para a coleta, análise e controle de dados, sempre atualizados e acessíveis, customizáveis para a realidade de cada empresa, gerando dezenas de relatórios precisos e possibilitando identificar onde estão as oportunidades de melhoria.
Quando pensamos em Saúde e Segurança do Trabalho, área que gera indicadores relevantes para os critérios ESG, a ferramenta garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal.
O SICLOPE é uma ferramenta extremamente indicada para implementar práticas ESG, atraindo capital, gerenciando riscos, estando em dia com questões regulatórias, construindo reputação e confiança entre os stakeholders, criando vantagem competitiva, além de tantos outros benefícios.
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.