Notícias QSMA

SICLOPE

As 12 dúvidas mais comuns sobre o SICLOPE

07/11/2024

1. O que é o SICLOPE?

SICLOPE é uma plataforma digital composta por vários aplicativos e softwares de gestão, que auxiliam na implementação e acompanhamento dos processos de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade.

O SICLOPE promove um aumento de eficiência operacional por meio de integração de processos e áreas, dando transparência e visibilidade às demandas que impactam a organização e traduzindo a operação em indicadores mensuráveis. Além disso, facilita e automatiza o gerenciamento de documentos, controle de ocorrências e elaboração de relatórios, dentre outros recursos. 

2. Quais são as principais funcionalidades do SICLOPE?

O SICLOPE possui, atualmente, 14 módulos disponíveis. São eles: Planos e Ações; Ocorrências em SSMA; Inspeções e Auditorias; Abordagem Comportamental; Comportamento Seguro; Informes e Desvios; Perigos e Riscos; Licenças e Condicionantes; Monitoramento Ambiental; Aspectos e Impactos Ambientais; Partes Interessadas; Treinamentos; Procedimentos e Melhores Práticas.

Cada um deles oferece funcionalidades e características distintas. Clique sobre cada um para ver os destaques.

Alguns pontos em comum de todos os módulos são: integração nativa entre módulos; gestão em tempo real por meio de dashboards; controle e monitoramento de indicadores; alertas inteligentes e proativos; automação de processos previamente mapeados; geração de relatórios em excel e PDF de acordo com o layout do cliente; melhoria na comunicação interna; dentre outros.

3. É necessário treinamento para utilizar o SICLOPE?

Embora o software seja projetado para ser intuitivo, recomenda-se realizar um treinamento para aproveitar ao máximo suas funcionalidades e garantir uma utilização eficiente.

4. O SICLOPE é compatível com outros sistemas?

Sim, o SICLOPE pode ser integrado a outros sistemas de gestão utilizados pela empresa, facilitando a troca de informações e a centralização dos dados.

Alguns processos já possuem uma integração desenvolvida. Já outros, são necessários desenvolvimentos específicos e tratados como projetos especiais, cotados à parte.

5. Como faço para implementar o SICLOPE na minha empresa?

A implementação do SICLOPE é feita via internet. Envolve a configuração de parâmetros específicos da empresa e treinamento dos usuários de dois níveis: administradores e não administradores.

É aconselhável consultar a equipe de suporte do SICLOPE para orientações detalhadas. 

6. O SICLOPE é acessível em dispositivos móveis?

Sim, o SICLOPE possui versões que permitem acesso via dispositivos móveis para os módulos que possuem web aplicativo e que fazem leitura de QRCode, proporcionando maior flexibilidade para os usuários. 

7. Como é o suporte técnico do SICLOPE?

O suporte técnico geralmente é disponibilizado por meio de canais como telefone, whatsapp, e-mail ou chat, dependendo do contrato de serviço adquirido.

8. Quais são os requisitos mínimos do sistema para instalar o SICLOPE?

Os requisitos de sistema variam, mas normalmente incluem especificações sobre o sistema operacional, memória RAM, espaço em disco e configurações de rede.

Recomenda-se sempre versões atualizadas, principalmente por questões de segurança da informação, uma vez que produtos obsoletos tendem a ser mais vulneráveis nesse quesito.

9. É possível personalizar o SICLOPE para atender às necessidades específicas da minha empresa?

O SICLOPE possui um modelo padrão de funcionamento, no entanto, a plataforma oferece grande variedade de opções de personalização para que os usuários possam adaptar o sistema às suas necessidades e processos internos.

Atualmente, atendemos de maneira eficiente diversos segmentos da indústria e serviços, incluindo: Atacatado e Varejo; Automotivo; Alimentícia; Bens de Consumo; Bioenergia; Biogás; Casa e Construção; Cimento; Concessões Rodoviárias; Concreteira; Consultorias SSMA; Empreeendimentos Imobiliários; Energia; Engenharia e Construção; Farmacêutica; Implementos Rodoviários; Mineração; Papel e Celulose; Petróleo; Produtos Florestais; Química; Refratários; Resíduos; Saneamento; Serviços; Siderurgia; Sondagens; Tecnologia Industrial; Têxtil; Transformação Digital; Transporte e Logística.

10. O SICLOPE fornece relatórios de conformidade regulatória?

Sim, o software permite a geração de relatórios que ajudam as empresas a atenderem às exigências de conformidade regulatória em SSMAQ.

11. O SICLOPE tem dashboards e BI’s para gestão? 

Sim, cada módulo possui seu próprio dashboard com vários gráficos para uma gestão eficiente. Além disso, pode ser conectado com o Power BI, possibilitando montar o BI com as informações mais relevantes para determinado negócio.

12. O SICLOPE tem limite de usuários?

O SICLOPE está disponível em duas versões: Enterprise e Lite. A versão Enterprise não possui limite de usuários, ou seja, uma vez que a empresa tenha contratado para sua unidade, todas as pessoas dessa unidade podem usar o sistema.

Já a versão Lite possui um limite de 20 usuários ativos na plataforma, além de outras limitações em recursos disponíveis.

Se você deseja marcar uma apresentação online do SICLOPE, clique aqui e faça seu agendamento.

Quer conhecer o SICLOPE ou sugerir um conteúdo interessante para as áreas de QSMA,
entre em contato conosco pelas nossas redes sociais.

Nossos Módulos

Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.

Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.

Planos e Ações
Ocorrências em SSMA
Inspeções e Auditorias
Abordagem Comportamental
Comportamento Seguro
Informes e Desvios
Perigos e Riscos
Licenças e Condicionantes
Monitoramento Ambiental
Aspectos e Impactos Ambientais
Partes Interessadas
Treinamentos
Procedimentos
Melhores Práticas