Dia 27 de novembro de 1985 foi sancionada a LEI No 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1985.
Que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a Profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras Providências.
Opinião:
O Profissional em Segurança do trabalho, tem em suas mãos a capacidade de sair de seu curso técnico ou faculdade e assumir um papel de liderança importante no exercício de sua profissão através de sua responsabilidade e preparo, para amparar as empresas no cumprimento da legislação e no apoio aos gestores e empresários na implantação de culturas para a preservação e segurança do bem maior de uma empresa ” AS PESSOAS”.
”Liderar nos bastidores – e deixar que os outros acreditem que eles estão na frente.” – Nelson Mandela
Reflexão “As Pessoas “.
Acreditamos nas pessoas e na sua capacidade de renovar mas preservando os valores fundamentais para o sucesso e o desenvolvimento saudável da equipe e do profissional, por que a fonte de sabedoria está exatamente nessa busca constante do desconhecido sem se repousar no obvio, e para obter resultados diferentes é necessário que se faça diferente.
Se fossemos dividir o ciclo de vida levando em consideração a expectativa de vida de 75 anos, poderíamos seguir assim:
De 1 aos 25 anos o ser humano vai se fazendo ( Plantio ) , através da família, da escola, do trabalho, das relações e o aprendizado para conviver com ganhos e com as perdas, uma fase extremamente importante para que a ser humano preparar seu alicerce para a vida adulta e para então assumir uma nova fase. Exercite nessa fase, o respeito a gratidão, a disponibilidade, a parceria, a humildade e busque o novo por que é a fonte de conhecimento, te fará melhor para a próxima fase.
De 25 aos 50 anos, entramos na fase de se constituir ( Cultivo ) , família, bens, empregos carreiras e claro é uma fase que se torna dependente da anterior, “mas ainda assim é possível mudar a trajetória do futuro se preciso for” uma vez que o alicerce foi construído para suportar esta estrutura que estará sempre em renovação. Exercite nessa fase, a disponibilidade, a paciência, a persistência a resiliência e claro a HUMILDADE.
Dos 50 aos 75, vamos iniciar a fase da colheita do que plantamos ( Colheita ), Essa fase é um momento que iniciamos uma a captação de ganhos e perdas, mas com um diferencial que a experiência nos fortalece por que o plantio e o cultivo nos garantiu experiência, resiliência, paciência, e uma enorme força para querer repassar aos que estão iniciando o plantio a e melhor adubação. Exercite a disponibilidade e não seja velho mas um idoso que continuará sempre disponível ao aprendizado.
A experiência não se mede pelo quantidade de tempo vivido, mas pela intensidade que se viveu.
E então se analisarmos, que além de tudo isso de toda essa estrutura, querendo ou não 1/3 ou seja 25 anos você passará dormindo e então te sobraram 50 para que possa fazer história, construir um legado e pensar nessas duas perguntas. O que você fez ou fará para ser lembrado quando não mais estiver? ou Qual será o seu legado?
Pensando assim, podemos dizer que tempo é igual prioridade, não fazemos o que temos tempo mas sim o que é prioridade para nós, por que para mim e para você o dia sempre terá 24 horas e nessas 24 horas você fará aquilo que realmente importa para você ou melhor o que é PRIORIDADE.
A vida é muito curta para ser pequena, e ainda assim temos que cuidar para não conseguir diminui-lá ainda mais com ações fúteis, inúteis e vazias.
Perdemos a capacidade de investir no PLANTIO e no CULTIVO, quando tornamos prioridade somente os grandes feitos, as grandes obras, os bens, a carreira. Lembre-se você pode plantar sem economizar no AFETO e no CONHECIMENTO, por que esses são adubos SEM CONTRA INDICAÇÃO e custo ZERO para torna-lo capaz de iniciar uma colheita farta.
Cuidado para que as situações os problemas da vida não se tornem prioridade, por que ai talvez não tenha mais tempo.
O profissional em segurança do trabalho tem uma capacidade enorme de juntar tudo isso em sua profissão, até mesmo por que não se atua na cultura no costume sem trabalhar ou investir nas pessoas. Pessoas essas que tiveram cada uma o seu PLANTIO e o seu CULTIVO suas regras, seus limites e que agora necessitam ser preparadas para conviver com outras regras, no entanto a melhores ferramentas para iniciar mudanças sempre será o EXEMPLO e a HUMILDADE, mas não subserviência.
“Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um. Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma idéia, e, ao se encontrarem, trocarem as idéias, cada um vai embora com duas.”Provérbio Chinês.
Valorize ações e feitos que não te custam, bom dia, boa tarde, um até logo, parabéns, seja bem vindo…, somos humanos e não se faz travessia sozinho, acredite nas pessoas e prove isso a elas com respeito, com cobrança mas também reconhecimento, e o melhor lugar para exercitar tudo isso se chama CASA, e FAMÍLIA,
Exercite e faça testes: Fale menos e faça mais sempre que quiser um resultado.
Quer que seu filho lave a louça que usou ? não ordene, Levante e convide-o a lavar junto com você. Cobre mas também valorize o esforço dele quando o fizer.
Quer comer comida caseira com seu filho? Experimente fazê-la com ele na sua casa ao invés de buscar fora e tenha certeza que estará INVESTINDO NO PLANTIO.
E ao final exercite tudo isso na sua profissão. Parabéns aos especialistas em Segurança do trabalho.
Edmar Rezende
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.