Todo empreendedor já ouviu falar sobre certificações ISO. Nem todos eles, por outro lado, conhecem de fato o significado desses documentos e qual a relevância de obtê-los para atingir o sucesso. A ERPLAN vai te ajudar a entender o que é a International Organization for Standardization (ISO) a partir da análise da relevância de certificados como OHSAS 18001, ISO 14001 e ISO 9001.
O que é a ISO?
A ISO é uma entidade de normatização e padronização fundada em Londres, Inglaterra, no ano de 1947. A escolha de se padronizar a sigla para todos os países do globo, mesmo com as diferenças entre os idiomas, deve-se ao fato de que “iso” significa “igual” em grego, corroborando com o propósito da entidade.
O objetivo da instituição é elaborar e aprovar normas internacionais de padronização em variados campos técnicos – como normas técnicas e normas para procedimentos e processos. Assim, uma empresa que tem esse certificado está preparada para atender com excelência de maneira regular e satisfatória.
Empresas que se certificaram com a ISO já aderiram as Melhores Práticas de Gestão à sua cultura organizacional.
Saiba mais sobre as boas práticas SST clicando aqui.
A primeira certificação da lista passou por alterações recentemente. Se antes as diretrizes para gestão de saúde e segurança ocupacional eram ditadas pela OHSAS 18001 – formulada pela BSI, uma espécie de ISO britânica, agora o documento que trata desses requisitos é a ISO 45001.
Por tratar de todo tipo de risco à saúde ou segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho, essas são duas das certificações mais buscadas por empresas no Brasil e no mundo. De maneira simplista, a OHSAS 18001 determina as diretrizes para a implementação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.
Com abordagem sistemática, a norma determina como se deve identificar, eliminar e reduzir riscos relacionados aos perigos presentes no seu empreendimento. Dessa forma, a adoção dos certificados tem como principais benefícios:
A ISO 45001 atualizou, modernizou, padronizou e internacionalizou as exigências para uma empresa se tornar certificada. Se antes a OHSAS ampliava ao mundo todo as regras britânicas, agora a ISO determinou regras mais abrangentes que valerão para todos os países.
Entretanto, haverá um período de transição para que empresas certificadas pela BSI se adequem às exigências da ISO. O prazo segue até março de 2021.
A ISO 14001 determina as diretrizes básicas de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental. Essa certificação costuma ser suficiente para que se faça exportações – é costume exigir certificados para alguns tipos de atividades – e obtê-la demonstra comprometimento com o desenvolvimento sustentável.
A base desta certificação é o Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais para a elaboração de práticas e determinação de metas ambientalmente sustentáveis. A adoção desta norma garante que se estabeleça ou aprimore sistemas de gestão ambiental e, assim, criem-se políticas e práticas de segurança sustentáveis para clientes e para a sociedade.
O grande benefício da ISO 14001 é estar em conformidade com a lei. Assim, será mais fácil cumprir com requisitos legais a partir da identificação, monitoramento e manutenção dos requisitos ambientais necessários para a sua área de atuação.
Os principais benefícios são:
A última das principais normas é a ISO 9001. Esta norma determina os requisitos para a implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade com o objetivo de atendar demandas do cliente para aumentar sua satisfação, ter melhor visão sobre a sua organização a partir de processos e possibilitar acompanhamento de resultados.
A base da norma é o famoso Ciclo PDCA. A partir da sequência de se planejar, fazer, checar e agir, será possível seguir os seguintes princípios fundamentais para o controle de qualidade:
Apesar de todos os benefícios trazidos pelos processos padronizados da ISO, nem sempre os riscos de não certificar o seu negócio ficam claros. Para a ERPLAN, o valor de uma empresa certificada é maior do que qualquer possibilidade de ganho financeiro.
Estar certificado é garantir a clientes e parceiros que as coisas estão em seus devidos lugares. Garante-se que a organização em questão se atenta à necessidade de estabelecer sistemas, controlar processos e ter em mente indicadores para tomar decisões, formar parcerias ou até mudar a direção do negócio. Sem isso, você mina a eficiência do seu negócio e é provável que os resultados obtidos fiquem muito aquém do desejado.
Com controles de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SSMAQ), o seu negócio passa credibilidade ao mercado e, consequentemente, a empresa passa a imagem de ter uma cultura organizacional forte. Com processos bem definidos, os projetos acontecem de maneira mais fluida. E, aí sim, os resultados financeiros aparecem.
Conte com a ERPLAN para desenvolver um bom Sistema de Gestão Integrada, que seja adequado à realidade e às necessidades do seu negócio e eleve os níveis de segurança e eficiência. O SICLOPE, nosso Sistema Integrado de Controle de Operações, é uma ferramenta de gestão modular adaptável que vai facilitar a obtenção e manutenção de certificados.
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.