Na ISO 14001, indica-se que empresas desenvolvam, implementem e mantenham procedimentos para Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) com o fim de se direcionar o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Mas o que distingue aspectos e impactos ambientais?
Os aspectos ambientais são elementos das atividades, produtos ou serviços de uma empresa que podem afetar o meio ambiente – causando danos ou tendo impactos. A identificação dos aspectos é o passo fundamental para a formulação de um sistema de Gestão Ambiental.
Antes de inicia-lo, é preciso mapear os processos que acontecem na empresa com suporte de equipe multidisciplinar. Com visão holística e abordagem global das ações, será possível otimizar o processo de análise das atividades, produtos e serviços – e consequentemente direcionar os cuidados subsequentes. Nesse processo, geralmente se leva em consideração indícios como emissões no ar, liberação de resíduos em água ou terra, uso de matéria-prima e desperdício de recursos naturais.
Os aspectos ambientais também têm classificações e se dividem em dois:
Um exemplo de aspecto ambiental é o consumo de água.
Já os impactos ambientais são modificações no ambiente derivadas, em todo ou em partes, dos aspectos ambientais da organização. A diferenciação dos termos acontece de maneira semelhante ao que vimos em Riscos e Perigos, no último artigo publicado em nosso blog.
Tendo em mãos um levantamento eficaz de aspectos e seus consequentes impactos, é preciso compreender quais aspectos oferecem impacto significativo ao ambiente – esses são os Impactos Significativos. São esses os principais fatores que serão levados em consideração na hora de se desenvolver o SGA.
A avaliação dos impactos significativos é o passo seguinte. Agora, as consequências devem ser hierarquizadas de acordo com a característica do negócio e a partir dos seguintes aspectos:
Um exemplo de impacto ambiental derivado do aspecto ambiental “consumo de água” é o esgotamento de recursos hídricos.
Após serem identificados, os Impactos Significativos devem ser fichados, atualizados e submetidos a controle por meio de um Sistema de Gestão Ambiental que guiará novos e antigos produtos, atividades e processos. Segundo a ISO 14001, é importante que o aspecto seja tratado por uma pessoa responsável, que desenvolverá um plano de treinamento ou procedimento, lista de verificação e cronograma de manutenção.
A ERPLAN por meio da nossa tecnologia e parceiros pode te auxiliar em todos as fases do processo para obter certificações! Seja no Levantamento de Aspectos e Impactos, no mapeamento de atividades ou na implementação completa de um Sistema de Gestão Ambiental para obter certificados, nós sabemos a melhor solução para levar eficiência com tecnologia e integração entre setores ao seu negócio. Vale a pena procurar um de nossos consultores, conhecer o módulo específico para LAIA em nossa ferramenta SICLOPE (Sistema Integrado de Controle de Operações) e se destacar no mercado com mais certificações!
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.