A área de Saúde e Segurança do Trabalho da sua empresa precisa monitorar e controlar pelo menos um dos itens listados abaixo?
Essa é uma gestão complexa e que exige um processo muito bem construído e aplicado.
Sejam pequenas, médias ou grandes empresas, elas podem atuar de diferentes formas. Algumas mapeiam e não controlam, algumas fazem o processo de forma manual e dentro das possibilidades de tempo e recursos, outras utilizam meios digitais genéricos e algumas já possuem plataformas específicas para controle e monitoramento de SST.
É importante reforçar que mapear e controlar são etapas diferentes de um processo técnico de SST e o mapeamento é ineficaz se não houver controle, pois não se melhora o que não se controla.
Mas a dificuldade que muitas empresas enfrentam é a de fazer a gestão de uma área tão importante e muitas vezes pouco valorizada, que precisa lidar com vidas, produtividade, investimentos e prejuízos, legislação, e geralmente com poucos funcionários. Como já explicamos, a legislação brasileira exige que toda empresa, a depender da relação do seu grau de risco e quantidade de funcionários, tenha serviços especializados em engenharia de segurança do trabalho e medicina ocupacional. Por exemplo, uma empresa que tenha entre 1 mil e 2 mil funcionários e com grau de risco 3, de acordo com a NR4, precisa ter em seu quadro de colaboradores pelo menos 4 Técnicos de Segurança do Trabalho e 1 Engenheiro de Segurança. Veja neste estudo de caso real alguns dos desafios encontrados pela área de SST.
“O SICLOPE é um software exclusivo da ERPLAN que nasceu justamente da nossa experiência na operação e gestão de riscos nas empresas. A sua maior essência está na capacidade de envolver as pessoas nos problemas e soluções de uma forma simples, mas que disponibilize a todos os níveis da organização informações de qualidade, para que se possa conhecer os problemas e, enfim, se tomar as decisões. Decisões baseadas em dados rastreáveis.”
Edmar Rezende – CEO da ERPLAN
A plataforma digital SICLOPE, para gerir especificamente processos das áreas de Saúde e Segurança no Trabalho, mostraram resultados de 65% na redução dos acidentes por perda de tempo, logo nos primeiros dois anos de implementação. A diferença está na metodologia eficiente, disponível, ativa e em tempo real.
Os eventos adversos e as análises preventivas são notificadas imediatamente e o sistema fará o alerta da necessidade do controle, com a urgência na medida da necessidade daquele caso, baseado na matriz de risco. Com a contração de apenas 20% dos módulos disponíveis na plataforma, 80% dos problemas da gestão de rotina já são resolvidos. Os demais farão o aperfeiçoamento de diversos processos, tornando a área de SST um modelo de eficiência.
As empresas mais atualizadas já entenderam a importância de rever o sistema de gestão da área de Saúde e Segurança do Trabalho e se beneficiaram com a agilização dos processos, redução de falhas e ganho de tempo e dinheiro.
Ter profissionais de Segurança do Trabalho mais conectados, engajados e munidos das melhores ferramentas que a tecnologia oferece pode trazer grandes benefícios. Por lei, as empresas são obrigadas a garantir a segurança de seus funcionários, mas cabe também ao trabalhador informar a ausência de equipamentos adequados a situações perigosas. O uso de tecnologias da informação e comunicação, como o SICLOPE – Sistema Integrado de Controle de Operações, ajuda a gerir especificamente processos para a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes e doenças ocupacionais.
“O nosso objetivo é ajudar as empresas a operarem com segurança. Tão importante quanto aprender com os erros é aprender a ser capaz de interiorizá-los de forma preventiva, de nos antecipar aos problemas. Para isso precisamos compartilhar as informações, as ideias e os resultados. Esse ecossistema de aprendizados precisa fluir de forma natural e simples. Trocar informações precisa ser tão habitual quanto abrir um e-mail ou enviar uma mensagem por aplicativo de celular. O mundo já é digital e a tecnologia nos auxilia com isso. Hoje, conseguimos unir várias tecnologias e testar novos métodos a baixo custo e compartilhar os resultados. Todos ganham. Precisamos fazer uso dessas inovações. Devemos criar o hábito de inovar e tornar nossos processos e operação cada vez mais seguros.”
Edmar Rezende – CEO da ERPLAN
Para alcançar os melhores resultados, o SICLOPE foi desenvolvido visando o fortalecimento da cultura preventiva dentro das empresas. Os pontos centrais dessa plataforma são a disponibilização de conhecimento sobre um determinado risco, problema ou processo, seu monitoramento e o compartilhamento dessas informações aos gestores para maximizar a velocidade e a assertividade na sua tomada de decisão. Seus recursos podem ser dinamicamente realocados de acordo com cada demanda, com poucos cliques. Nossa missão é preservar a vida no ambiente de trabalho, saiba mais sobre o SICLOPE clicando aqui.
Instalado de forma modular, o SICLOPE atende as necessidades dos nossos clientes da forma mais otimizada possível. A solução garante informação disponível, conhecimento do problema, velocidade e assertividade para as tomadas de decisões e gestão dos riscos do negócio, com foco no fortalecimento da cultura preventiva e atendimento legal. O resultado é o aumento da qualidade da gestão do tempo, com a consequente melhoria da tomada de decisão.
Selecione o abaixo seus módulos de interesse para conhecer melhor cada um deles.